O Brasil joga hoje no estádio Lusail contra a Sérvia. Mas não é só nesse estádio que fica na smart city de mesmo nome criada exclusivamente para a Copa que a tecnologia está revolucionando o futebol. Da bola em campo até a aplicação da Inteligência Artificial nas partidas, conheça os principais destaques tecnológicos nesta edição.

A Copa do Mundo da Fifa 2022 no Catar é a mais tecnológica de todas as outras edições. Há inovações para melhorar tanto as experiências dos jogadores quanto as dos torcedores. Acompanhe a seguir:
1. Resfriamento dos Estádios:
Com temperaturas que podem chegar acima dos 40ºC em épocas de verão, mesmo em um período de temperaturas mais amenas, ainda assim, o conforto térmico é muito importante e a maioria dos estádios já possuem tecnologias de refrigeração para que fiquem com cerca de agradáveis 20ºC. O sistema se trata de uma combinação de isolamento que resfria apenas onde as pessoas ficam, e é mais eficiente e sustentável do que os métodos mais comuns.
2 . A Bola Al Rihla

A bola oficial do maior campeonato esportivo do mundo Al Rihla possui o sensor de movimento Adidas Suspension System que envia dados em alta velocidade oferecendo visão apurada de cada movimento dessa bola para colaborar nas tomadas de decisão e agilidade do VAR (Árbitros Assistentes de Vídeo).
3. Tecnologia de Impedimento Semiautomática
Desenvolvida para que os árbitros de vídeo e em campo possam tomar decisões com redução no tempo e mais exatas em relação aos impedimentos. O sistema possui inteligência artificial (IA) espalhada por 12 câmeras sob as coberturas dos estádios para rastrear a bola e até 29 pontos de dados de cada um dos jogadores.
4. Câmeras e Algoritmos
Os estádios detêm mais de 15.000 câmeras para promove a segurança geral, rastreando o movimento das pessoas durante os jogos.
5. App Fifa Player
Esta é a primeira vez em que os jogadores da Copa do Mundo podem utilizar um aplicativo de jogador, o Fifa Player. Nele, há informações que os atletas dispõem, capturadas por um grupo de analistas de performance, a respeito do seu desempenho pessoal em campo assim que as partidas acabam. Assim, o jogador pode descobrir, por exemplo, o quanto se moveu para receber a bola, locais em que obteve os passes, distância atravessada em vários limites de velocidade, a pressão exercida sobre adversários, velocidade máxima atingida em campo e número de ações acima de 25 km/h.
A FIFA também anunciou o lançamento do seu streaming Fifa + (FifaPlus) que transmitirá além da Copa, outras partidas esportivas tanto masculinas quanto femininas e ao vivo para todo o mundo.
6. Bonocle e Feelix Palm
A edição deste ano da Copa também possui recursos para os fãs de futebol com deficiência visual. A Bonocle é uma plataforma de entretenimento em braille e a primeira do mundo a usar transcodificação e Bluetooth. Já o Feelix Palm oferece mensagens em braille para deficientes visuais sem limitar a audição ou os movimentos físicos. Esse comunicador usa impulsos elétricos e tem recursos táteis.
7. Aplicação de IoT (Internet das Coisas)
A IoT está principalmente presente nas camisetas de algumas das seleções participantes. Os tecidos possuem microssensores para detectar métricas como respiração, temperatura do corpo, níveis de estresse e hidratação e outros sinais vitais relevantes para ajudar os jogadores durante os treinamentos. Através de Bluetooth em tempo real, essas roupas trocam dados entre si e mapeiam dados sobre a performance e saúde dos atletas.
8. Sensores para Mobilidade Urbana
Lusail também será a cidade da final da Copa do Mundo de 2022. A cidade contém vários sensores pelas ruas que informam sobre o trânsito, vagas de estacionamento e horários de trens e metrô com atualizações constantes para os torcedores que baixarem os aplicativos relacionados à Copa e à mobilidade no local.
9. Drones e Segurança Digital

O controle do espaço aéreo no Catar, que se trata de um dos países mais ricos do Oriente Médio, é feita por drones e aeronaves não tripuladas, que estão fazendo a vigilância dos estádios.
10. 5G e Realidade Virtual
A conexão 5G é o que está viabilizando a implementação de todas essas tecnologias vistas acima. Também está garantindo a conectividade dos mais de quase 1 milhão de visitantes esperados durante todo o campeonato. Há ainda experiências de imersão na Realidade Virtual (RV) e acompanhamento de cada lance em tempo real através dos dispositivos conectados.
O 5G também está presente nas câmeras de vários canais de televisão pelo mundo que estarão transmitindo os jogos, para aperfeiçoar as imagens disponibilizadas em suas transmissões. Tudo para reduzir o delay e transmitir em resolução 4K.
A Copa do Mundo de 2022 em Catar já é um divisor de águas na história do futebol e tudo isso graças ao uso da Tecnologia.
Porém, se agora em 2022, a Tecnologia já está nos beneficiando tanto assim e nos garantindo diversão, conforto e segurança em níveis jamais vistos, você já pensou em como será a Tecnologia em 2056, e o que robôs e outros dispositivos eletrônicos poderão fazer por nossas vidas? Então descubra no e-book impressionante COMO PROGRAMAR O AMOR: https://a.co/d/1TiZvz5 !
