Tecnologia: veja as principais tendências para 2023 [Notícia]

A cada ano que passa a tecnologia progride mais rápido. E em 2023 não será diferente. Confira as inovações tecnológicas que vão marcar os rumos das empresas e sociedade exigindo versatilidade e criatividade!

1. Robôs mais semelhantes aos humanos

Em setembro de 2022, Elon Musk durante o evento da Tesla Al Day anunciou dois protótipos de robôs humanoides Optimus que poderão se tornar largamente vendidos dentro de 2 a 3 anos. Eles são capazes de serviços comuns como regar plantas e levantar. E durante a apresentação, os robôs andaram pelo local e acenaram para a plateia.

Mas já existem outros robôs aptos a assumirem serviços de acompanhantes de idosos, recepcionistas de eventos e bartenders. Ou ainda, para desempenhar tarefas complexas em fábricas trabalhando ao lado de pessoas nas áreas de logística. Tal medida aliviará a problemática em relação à atividades chatas, inseguras e repetitivas.

Versões do Optimus (também chamado Tesla Bot): conceito, protótipo e versão que deverá será vendida nas lojas especializadas — Foto: Reprodução/Tesla

2. Smart Cities (Cidades Inteligentes)

Várias cidades brasileiras e pelo mundo já estão com projetos urbanísticos e de infraestrutura para se adequarem ao modelo de smart cities.

Com isso, haverá dispositivos com IA e outras tecnologias capazes de colher dados e transmitir para as prefeituras e responsáveis poderem agir. Com isso, haverá melhoria de mobilidade urbana, questões de sustentabilidade e eficiência de modo geral.

3. Metaverso

O Metaverso é uma tecnologia que torna a internet mais imersiva através de uma plataforma que nos permite trabalhar, jogar e socializar, e 2023 é um ano importante que lançará as diretrizes para que o Metaverso se popularize. E de acordo com projeções, essa tecnologia vai acrescentar para a economia global até 2030 mais de US$ 5 trilhões (R$ 26,54 trilhões).

Utilizando também de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR), o Metaverso ainda permitirá ambientes de trabalho com reuniões e debates a nível digital.

4. Incorporação da IA nos processos empresariais e de negócios

A Inteligência Artificial será utilizada de forma estratégica pelas empresas para resolver problemas de falta de mão de obra qualificada. Sem contar que ela própria está passando por modificações para se tornar ainda mais justa, eficiente, robusta, confiável e com a necessidade de se preservar a privacidade. Isto porque é necessário se evitar falhas nos sistemas empresariais que geram experiências negativas, prejuízos e perdas de reputação.

Além disso, a IA poderá garantir uma visão mais unificada da gestão, pessoas e outras tecnologias corporativas e serviços, em especial se empregada em conjunto com a ciência de dados para criar modelos melhores de análise e estatística.

Paralelamente, os avanços de leis regulamentando dados como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e o uso da inteligência artificial na sociedade como um todo e no mundo do trabalho, a liberação de mais orçamentos destinados a TI pelos governos e a proliferação de cursos voltados para esta área vão acelerar essas transformações digitais.

Diante desse cenário, as empresas que buscam a eficiência digital já estão investindo em equipes multifuncionais para conseguirem lidar com as explosões de conceitos como computação em nuvem, desenvolvimento ágil, foco no cliente e mobilidade.

Para os consumidores e público em geral, a Inteligência Artificial em 2023 irá ampliar as compras e entregas autônomas sem contato e oferecer facilidade para pagamentos digitais. Na outra ponta, os varejistas vão utilizar a IA para automatizar atividades de estoque, aprimorando novos padrões de consumo como comprar online e retirar na loja (BOPIS) e comprar online e devolver na loja (BORIS).

5. Interface Humano/Máquina

A IA irá expandir seu papel relevante na medicina e saúde, permitindo um desenvolvimento maior das capacidades do cérebro e da memória, através de dispositivos e sensores implantados que registram sinais do cérebro e repassam para outros dispositivos externos.

Chips neuromórficos e mapeamento cerebral são novos objetivos da ciência e promessas de leitura de pensamento e conexão da mente humana com a computação em nuvem não são mais território apenas da ficção científica.

Do mesmo modo a nanotecnologia está se expandindo para os campos da edição de DNA para proporcionar a cura de doenças. A edição de genes ainda poderá corrigir problemas de alergias a alimentos e pode ocasionar uma mudança na indústria da estética com a opção de alterarmos a cor de nossos olhos e cabelos.

O futurista Ray Kurzweil já falou uma vez: “a humanidade será capaz de expandir o escopo de nossa inteligência um bilhão de vezes.”

6. Blockchain e NFTs

A tecnologia blockchain é outra das principais tendências para 2023 e será mais predominante nas empresas buscando descentralização de seus serviços e dados que poderão ser criptografados na blockchain. Isso vai gerar mais segurança e melhor acesso para as informações.

Já os tokens não fungíveis (NFTs) irão se tornar mais utilizáveis e práticos, principalmente na criação de ingressos para shows. Dessa maneira, o público terá experiências diferenciadas nesses eventos e nos bastidores. Em adição, os NFTs se tornarão uma opção mais confiável para a confecção e realização de contratos entre pessoas.

7. Computação Quântica

A computação quântica permite a utilização de partículas subatômicas para se encontrar formas inéditas de se armazenar e processar informações. Além disso, trata-se de um salto tecnológico com o surgimento de computadores capazes de operar cálculos trilhões de vezes mais rapidamente que os processadores atuais.

Tamanho poder desperta o interesse de nações, ainda mais em um cenário de tensões geopolíticas e comerciais envolvendo países como a Rússia, China, Reino Unido e EUA. Inclusive é de consenso que a nação que mais progredir no campo quântico, também poderá quebrar a criptografia de seus rivais. Isso modificará o que conhecemos sobre conflitos e cibersegurança até hoje.

8. Hidrogênio verde e energia limpa

Devido às mudanças climáticas que estão causando desequilíbrios na natureza de diversos países com frio extremo, enchentes e secas nunca se fez tão necessário uma união global visando a redução das emissões de carbono.

Portanto, o uso de hidrogênio verde é uma excelente opção, até porque sua produção quase não gera gases de efeito estufa. Empresas europeias já estão trabalhando na criação do primeiro oleoduto verde no Mar Negro, a partir de usina eólicas.

9. Redes 5G

O 5G é o padrão de quinta geração para redes de banda larga e telefonia e que oferece maior velocidade de internet e transmissão de dados.

Com a ativação da rede pura de 5G no Brasil a aplicação irá aumentar em 2023 e as companhias precisam estar atentas nessa implementação para otimizar seus serviços.

Em síntese, são animadoras as previsões para o mercado tecnológico e o que ele poderá nos propiciar em 2023. Mas é válido lembrar que 2022 sinalizou um período de maior cautela com investimentos em startups. E devido à precaução contra riscos, existe ainda uma visão menos transformacional e mais pragmática a respeito do assunto.

Também, ainda enfrentamos um momento de recessão, aumento de juros e com menos capital circulante, há redução nas equipes. Isso obriga as empresas a olharem para as opções tecnológicas com mais estratégia, gerenciamento da confiança e evitando riscos com promessas como as famosas empresas “unicórnio”, que vale milhões antes mesmo de terem seus capitais lançados nas bolsas pelo mundo.

E você? O que espera experimentar e conhecer nas novas tecnologias em 2023?

Deixe uma resposta