
Com o lançamento na plataforma HBO MAX no domingo dia 15 da série de Last of Us, uma dúvida surgiu: vivenciaremos uma pandemia por fungos?
Um Fungo Real Inspirou a Criação de Last of Us
Antes de tudo, a série de Last Of Us se baseia em um videogame lançado em 2013. No jogo, os protagonistas Joel Miller e Ellie Williams enfrentam um apocalipse causado por um fungo que controla a mente das pessoas, o Cordyceps – que aliás, é bem real.
Este fungo é uma espécie de endoparasita de artrópodes. Ele infecta suas vítimas com esporos, mas ainda o hospedeiro sobrevive por algum tempo.
Alguns acometem formigas ou larvas de mariposas, causando-lhes alterações em seus comportamentos. Dessa forma, elas se transformam em verdadeiros zumbis, o que inspirou o game e a série.
- Esses fungos pertencem ao filo Ascomycota que possui cerca de 32.600 espécies.
- Eles habitam principalmente florestas tropicais – inclusive as do Brasil.
- Os ascomicetos têm uma estrutura reprodutora saculiforme, o asco, no qual os esporos se formam, conhecidos como ascóporos.
- Já os ascos encontrados em corpos produtores de asporos denominam-se ascomas.
Formigas Zumbis e o Fungo
O que ocorre é que quando esses fungos infectam artrópodes com seus esporos, estes passam a se desenvolver dentro do animal. Apesar disso, o hospedeiro prossegue vivo e o usa para produzir ascomas e ascóporos. Desse modo, o fungo cumpre seu ciclo sexual, e o hospedeiro é morto.

Nas formigas, o tipo desse fungo que mais as atinge é o Ophiocordyceps. Ele se desenvolve no interior de seus corpos, dominando sua estrutura muscular. Entretanto, a formiga continua suas atividades até que após uma ou duas semanas, o vírus chega ao seu sistema nervoso central.
Nesse momento, a formiga passa a ter movimentos involuntários e tremores. Inclusive, são direcionadas para folhas e a mordem. A sua mandíbula se fecha na folha e ela fica lá até que o corpo frutífero irrompe de sua cabeça e ela despenca morta.
Posteriormente à morte da formiga, cerca de duas semanas, há a formação de ascoma para fora do corpo do inseto. Logo em seguida, os esporos produzidos desprendem-se para o ambiente e podem infectar outros insetos suscetíveis.
De acordo com essa situação presente na natureza, a produtora Naughty Dog desenvolveu o jogo Last Of Us para as plataformas do Playstation, em que uma uma variação desse fungo infecta humanos que se convertem em zumbis canibais.
Uma Pandemia de Fungos
Seria possível um patógeno semelhante ao Cordyceps atingir e modificar o comportamento de pessoas através de seus compostos químicos?
Na verdade, ao contrário do jogo e da série que mostram até mesmo a proliferação dessa contaminação em diversos países, é pouco provável que tal evento catastrófico aconteça na vida real.
Um estudo concluiu que os insetos mais vulneráveis a doenças fúngicas, também possuem falta de regulação de temporal. Esses fungos preferem ambientes frios, e por isso, atacam insetos, anfíbios e plantas.
Por este motivo, ele não é tão arriscado para nós humanos, que temos sangue quente e camadas grossas de pele.
Porém, é importante lembrar que as pessoas com sistema imunológico fraco podem ser infectadas por fungos, como o da candidíase.
Mas e se as mudanças climáticas deixarem o mundo mais quente? Isso fará com que esses tipos de fungos se adaptem lentamente. E com o tempo, eles poderão atacar também o corpo de pessoas.
E você? Já jogou o game ou está assistindo a série?
Fontes:
https://olhardigital.com.br/2023/01/18/pro/the-last-of-us-o-fungo-pode-realmente-nos-matar/