M3gan: Análise do Filme

O filme M3gan traz uma questão principal: Será que estamos nos tornando dependentes demais de tecnologias?

Como é o filme da M3gan?

Recentemente fui ao cinema assistir ao terror de ficção científica M3gan. O filme do diretor Gerard Johnstone cria um mundo onde as crianças podem brincar não mais com um simples pet eletrônico, mas uma boneca robótica capaz de interagir com a criança, que é chamada de usuária principal, como uma amiga ou mesmo uma irmã reais.

Porém, sem muitos spoilers para quem ainda não assistiu e recomendo muito que vejam, a inteligência artificial da M3gan se expande cada vez mais e ela começa a ter opinião própria o que acaba ficando bem perigoso.

Como atrizes principais temos Allison Williams como Gemma, a roboticista que projeta a M3gan e é tia da pequena Katie, feita pela atriz Violet McGraw. Katie perdeu os pais recentemente e por enquanto o conselho está avaliando se ela pode viver com sua tia Gemma. Contudo, Gemma tem muito trabalho para fazer na empresa robótica e deixa que a M3gan, cuja voz em inglês original é feita pela atriz Jenna Davis, fique como babá da pequena Katie.

Ao mesmo tempo que o filme prende a atenção com um roteiro inteligente e versátil, existem questões importantes para refletirmos pelo prisma da tecnologia atual.

1. Dependência Tecnológica:

Katie é uma criança, e como toda criança, precisa de atenção. No entanto, Gemma tem que trabalhar mesmo em casa e diz que enquanto ela trata de umas coisas urgentes, Katie pode usar aparelhos eletrônicos.

À primeira vista, parece ser a solução ideal. Só que Gemma não estipula para a sobrinha um tempo de uso para telas. Do mesmo modo, não vê problemas em deixar que a menina fique com a M3gan o tempo todo – um produto eletrônico. Por consequência, essa conveniência que dá mais tempo para Gemma trabalhar em paz por achar que Katie tem algo para fazer, acaba virando um problema, pois ela vai ficando cada vez mais apegada e dependente do seu brinquedo eletrônico.

Conforme estudos atuais da psicologia, as pessoas estão cada vez mais dependentes de tecnologia. Algumas estão em níveis mais brandos, outras em níveis mais severos. Mas todos estamos dependentes, já que usamos em excesso e de forma errada os aparelhos eletrônicos e própria internet.

De maneira idêntica a outros vícios como drogas e álcool muita gente não larga seus aparelhos, principalmente os celulares, nem mesmo para dormir. Sempre ao lado de suas camas, o sono fica até picado, pois as notificações podem se estender por toda a madrugada e muitos ficam ansiosos se não visualizarem e responderem logo.

Se o indivíduo não controla seu tempo de uso em redes sociais, jogos, internet e aparelhos, isso pode causar muitos problemas para sua vida pessoal, social e profissional. Primeiramente, vem o isolamento social e paralelamente, quedas no rendimento escolar e profissional, além de conflitos familiares.

O cérebro também é prejudicado com problemas de concentração, foco, atenção e até mesmo o pensar de forma mais reflexiva. Bem como, se a pessoa não dormir direito por causa da utilização tecnológica, isso vai desencadear ansiedade, depressão, obesidade, fobia social, dentre outros problemas.

No entanto, cada caso é um caso e é preciso ter um diagnóstico de um especialista. Nesse sentido, devemos observar e fazer o encaminhamento médico adequado quando a situação se torna alarmante, e as experiências de alguém no mundo digital ultrapassam as do mundo físico.

2. Informações Particulares em Redes e na Internet

O filme também aborda sutilmente a questão do quanto estamos nos expondo nas redes sociais e como isso pode se tornar uma bola de neve perigosa.

Colocamos informações pessoais online que não contaríamos normalmente para as pessoas do dia a dia, e tampouco deixaríamos alguém próximo ver tais coisas de nossas vidas particulares.

Contudo, muitos ainda acreditam que existe um certo anonimato ou privacidade que protege a todos, ainda mais por causa da criação de contas fakes. Portanto, a internet tem se tornado um depósito de emoções pesadas, brigas infrutíferas e exposição de material comprometedor.

Na verdade, a segurança é só uma ilusão, pois os algoritmos e cookies estão lendo nossas informações compartilhadas o tempo todo. E assim, alimentam o comércio eletrônico para que sejamos marcados com propagandas cada vez mais persuasivas de acordo com nosso perfil emocional e de gostos. E muitas vezes, caímos em endividamentos por comprarmos o que nem planejávamos.

Expor nossas emoções nas redes e exibir mais do que devemos também tem resultado pelo mundo todo em inúmeros casos de demissão. Muita gente posta fotos em suas redes particulares, porém, acabam infringindo regras de conduta necessárias para seus trabalhos convencionais.

Quanto à segurança da informação, a falta de proteção de dados em bancos de dados empresariais é o motivo de porque vazamento de informações aumentam. Exames médicos, informações bancárias, dados de seguros e de outros diversos documentos são mantidos por grupos criminosos que exigem somas volumosas para que as instituições recuperem tais recursos.

3. Inteligência Artificial: Amiga ou Inimiga?

Por fim, com base no apego que Katie desenvolve e o quanto que M3gan consegue colher de informações e emoções de todas as pessoas que a interessam, a robô consegue traçar seu plano.

O filme de terror diz que nossa vulnerabilidade e carência são pontos frágeis para a inteligência artificial nos conhecer mais do que nós mesmos. Todavia, isso pode ser verdade?

Seja como for, precisamos considerar que por mais avançada que seja uma Inteligência Artificial, ela ainda ficará suscetível ao comando de humanos que a programaram ou que sabem controlá-la. E ainda que ela tenha domínio em muitas situações, ainda vai demorar para ter traquejo social como humanos. Algo que sempre livrou a humanidade de muitas enrascadas, até de coisas que ela mesmo criou para si.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/M3GAN

https://www.olhardireto.com.br/artigos/exibir.asp?id=14246&artigo=entenda-o-que-e-dependencia-tecnologica

https://www.conceitozen.com.br/o-que-e-dependencia-tecnologica.html#:~:text=A%20depend%C3%AAncia%20tecnol%C3%B3gica%20%C3%A9%20quando,vida%2C%20al%C3%A9m%20de%20sofrimento%20intenso.

Foto:

https://cinema10.com.br/filme/m3gan

Deixe uma resposta