
Você já pensou toda a sua memória poder ser transferida para um corpo inteiramente novo quando você morrer?
Hoje vamos analisar a música Disassociative (Dissociativo), a quinta faixa do álbum Mechanical Animals, de Marilyn Manson.
(Se você gosta de scifi e não viu anteriormente as outras análises, confira: #1; #2 e #3)
Marilyn Manson e a Transferência de Consciência – Mind Uploading
Logo no trecho de abertura de Dissociative, Manson fala sobre o “espírito digital”:
I can tell you what they say in space
That our earth is too grey
But when the spirit is so digital
The body acts this way
That world was killing me
That world was killing me
Disassociative
Embora muitos transumanistas não acreditem na existência da alma, Raymond Kurzweil, um dos mais proeminentes inventores e futurólogos da atualidade, citou as “Máquinas Espirituais” no seu livro The Age of Spiritual Machines, de 2006.
Nesse livro, Kurzweil explica que estamos prestes a fundir nossa consciência e inteligência com a tecnologia. E que estamos caminhando a passos largos para a Singularidade, quando nos tornaremos as tais Máquinas Espirituais.
Segundo esse inventor, seremos capazes de transferir nossas mentes para supercomputadores, o que nos permitirá vencer a morte e viver para sempre.
Assim sendo, o que você faria com seus anos infinitos de vida? Já pensou habitar corpos digitias que não adoecem, e ainda acumular conhecimento e não se esquecer de mais nada?
Por fim, Kurzweil traça um futuro onde a Terra seria um paraíso e migraríamos para o espaço, terraformando novos planetas. Quanto poder não é mesmo?
Consciência Digital
No entanto, para Manson, o processo de upload de mente tem seu lado sombrio:
The nervous system’s down
The nervous system’s down I know
The nervous system’s down
The nervous system’s down I know
I can never get out of here
I don’t want to just float in fear
A dead astronaut in space
Com métodos de varredura cerebral, pretende-se recriar toda a consciência de cada indíviduo em sistemas digitais.
Por meio dessa tecnologia, um computador será capaz de imitar todo o processamento de consciência da pessoa, como se a máquina fosse a própria pessoa, replicando seus pensamentos, emoções e sentimentos.
Só que enquanto o upload total de nossa mente para sistemas informáticos depende de mais avanços da engenharia, medicina, psicologia e outras áreas, vivemos outro tipo de prisão mental.
Já existem teóricos dizendo dos perigos da IA se apropriar de nossos pensamentos e nos vigiar em nossas mentes. De forma idêntica, há vertentes que defendem que poderemos nos tornar escravos digitais, com nossas mentes presas em simulações da realidade e sem mais contato com o mundo real.
De qualquer maneira, atualmente o maior problema tem sido o vício em tecnologias. Já passamos tempo demais conectados e as redes sociais captam uma parcela alta demais de nossa atenção.
Poderíamos passar mais tempo em contato coma natureza, ou com nossos familiares e amigos, mas sempre chega uma notificação e desconectamos do mundo real para entrar no virtual.
Talvez já sejamos escravos digitais e mal percebemos, não é mesmo? Deixe seu comentário, que será muito bem recebido!
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Mind_uploading
https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/livro-a-nova-idade-das-trevas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Raymond_Kurzweil
https://www.letras.mus.br/marilyn-manson/24415/traducao.html